sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O que é ser Coletivo?

É uma questão latente, nesses dias. A questão intriga até os mais esclarecidos, os bem informados e intelectuais. Mas quem disse que é fácil de entender.
Ser coletivo é ir de encontro com a lógica do sistema atual, é contrariar os mais poderosos em prol de um bem comum.
E por aí vão várias definições que, sim, tem fundamento científico.

Segue a matéria postada no site do Fora do Eixo:



co.le.ti.vo: adj (lat collectivu) 1 Que abrange muitas coisas ou pessoas. 2 Pertencente ou relativo a muitas coisas ou pessoas. 3 Gram Que, no singular, exprime o conjunto de muitos indivíduos da mesma espécie. sm 1 Gram Substantivo comum que, no singular, indica uma coleção de seres da mesma espécie. 2 Veículo para transporte coletivo, público ou particular.

Coletivo, por definição, é representar o plural. É agir, pensar, viver, criar em função do todo. É um agrupado de indivíduos pertencentes à mesma espécie, crentes nos mesmos ideais, batalhadores de uma mesma causa.

Somos todos educados pela escola, pela mídia ou pelos pais para vencer na vida, emergir em meio aos outros, ganhar na luta do dia a dia. O mundo nos pede para lutar contra nossos iguais, crescer (e torcer) pelo fracasso alheio. Ser coletivo é encontrar quem discorda destes ideais que nos são impostos, juntar forças (não confronta-las), compartilhar as vitórias (não exibi-las). Juntos crescer, reproduzir, jamais morrer.

O Circuito Fora do Eixo é um coletivo de coletivos
. E cada coletivo da rede é um conjunto de indivíduos da mesma espécie. Esta espécie de produtor cultural que não se sujeita a reproduzir, mas sim produzir uma nova lógica de produção cultural. Pessoas com um propósito de trazer à tona as suas crenças, os seus valores e ideais. Sem romantismos, sem um herói. Somos muitos, somos a inteligência coletiva de Pierre Lévy, somos o veículo para transporte de idéias consonantes.

Ser coletivo não é ser, é SOMOS. É o resultado deste trabalho que vamos expor durante a semana por aqui. E também assista aos conteúdos editoriais com tema O que é ser Coletivo na web rádio e web tv aqui no portal fora do eixo.



http://foradoeixo.org.br/noticia.php?id=1381

2 comentários:

WandERsON disse...

boua!!! por isso eu sou de extrema esquerda rsrsrsr zuando, eu ouvi deflexão!

Anônimo disse...

vdd ser coletivo nao significa tudo o que dizemos

Postar um comentário