sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Conselhos Municipais de Cultura



Qual a importância de se criar um Conselho Municipal de Cultura em uma cidade essencialmente agrícola e interiorana? Como exigência para respaldar os movimentos e intervenções culturais na nossa cidade, o Conselho seria uma das formas legais para que fossem criadas, discutidas e fiscalizadas políticas públicas para a Cultura.
Junto á Diretoria de Cultura e Câmara Municipal de Piracanjuba, o Coletivo do Brejo, como movimento organizado da sociedade civil, inicia discussão para que seja criado o Conselho Municipal de Cultura, órgão que se baseia na democratização da gestão cultural, na proposição de políticas públicas, no incentivo a pesquisa e no fomento da cultura local.
O Conselho Municipal de Cultura foi uma das deliberações da Conferência Municipal de Cultura em Outubro de 2009, e se faz necessário para que os produtos culturais do município tenham características contínua e evolutiva.
O processo para criação do Conselho Municipal de Cultura está sendo encaminhado. É preciso ação conjunta para que o Conselho seja criado e que após sua criação, tenha seus trabalhos enraizados nos princípios da coletividade, da democratização intelectual e da continuidade.


Adriano Souza Oliveira

1 comentários:

cicero rodrigues disse...

Fundamental o início de um debate sério sobre a necessidade da urgente criação do Conselho Municipal de Cultura, entidade que, por seu próprio caráter, delibera, discute, articula e fisacaliza ações voltadas para o incremento da Cultura nas esferas pública e privada. É importante ressaltar que, além de ter sido um propósito da Conferência Municipal de Cultura, a criação do Conselho é também uma exigência das novas políticas a serem implementadas no âmbito Federal no que diz respeito aos trâmites da Cultura. Assim, é extremamente importante que haja a cobrança insistente por parte da sociedade civil, especialmente da sociedade organizada, como aqui, esta representada pelo blog Coletivo do Brejo, para que o Projeto de Criação do Conselho saia do papel, afinal, o requerimento já foi aprovado em sessão da Câmara dos Vereadores e agora aguarda o desenrolar da Procuradoria do Município para que se transforme em Lei. Finalmente, parabéns pela iniciativa de se abrir o debate e, sem perder as forças, vamos mobilizar para que o requerimento não fique no fundo de uma gaveta.

Postar um comentário