quarta-feira, 12 de maio de 2010

Festival Fora do Eixo – Rio de Janeiro

De 12 a 14 de maio, o Rio de Janeiro vai receber a 1ª edição do Festival Fora do Eixo (http://festival.foradoeixo.org.br), uma das maiores ações de circulação de artistas independentes no país. O evento vai ocupar os palcos do Cinemathèque Música Contemporânea (12 de maio, 4ª f), Teatro Odisseia (13 de maio, 5af) e Circo Voador (14 de maio, 6ªf).

A edição 2010 do Festival Fora do Eixo teve início no dia 6 de abril em São Paulo. Desde então, o evento já percorreu dezenas de cidades do estado, e de  Minas Gerais. Após a edição no Rio, o Festival segue depois para Nova Friburgo (15 de maio), na região serrana do Estado.

Na temporada carioca, o Festival Fora do Eixo vai reunir as principais bandas do Circuito Fora do Eixo, além de artistas de destaque da cena local. No dia 12 de maio, no Cinemathèque, em Botafogo, se apresentam as bandas Os Outros (RJ), o rock energético da Brown-Há (DF), além do show de lançamento da Les Pops (RJ), formada pelos compositores Daniel Lopes, Rodrigo Bittencourt e Thiago Antunes, que vão colocar todo mundo para dançar.

No dia 13 de maio, o Teatro Odisseia, na Lapa, recebe cinco bandas, das quais duas foram selecionadas pela MTV para participar do concurso “Novos Nomes Brasileiros” na categoria rock: a niteroiense Tereza (RJ), que apresenta o show do seu primeiro EP, “El Topo”, e a paranaense Nevilton (PR), em sua primeira passagem pelo Rio.

Também no palco do Odisseia marcam presença a carioca Brasov (RJ), com o show performático e espírito retrô que a consagrou nos palcos cariocas e Porcas Borboletas (MG), de Uberlândia, lançando seu segundo CD, “A Passeio”, com um show marcado por poesia instantânea, intervenções caprichadas de cordas e dissonâncias inquietantes. A carioca Do Amor (RJ), formada por Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado (da banda Cê, de Caetano Veloso), Gustavo Benjão e Gabriel Bubu (ex-Los Hermanos), encerra a segunda noite do Festival antecipando o repertório de seu novo CD.

Encerrando o Festival Fora do Eixo, o Circo Voador recebe a niteroiense Stereologica (RJ), que apresenta seu som repleto de guitarras distorcidas, programações eletrônicas e vocais. De Natal, a Camarones Orquestra Guitarrística (RN) vai colocar todo mundo para dançar com muito rock, reggae e ska. O público também vai conhecer a onda psicodélica da Mini Box Lunar (AP), banda vinda direto de Macapá, que traz uma sonoridade folk rock marcada por suaves vocais femininos. A carioca Canastra (RJ) vai mostrar seus acordes apimentados, em tramas inusitadas que se desenrolam imersas em melodias irresistíveis. Os shows mais pesados da noite ficam por conta do trio instrumental Macaco Bong (MT), de Cuiabá, que em 2009 teve seu CD “Artista Igual a Pedreiro” eleito como o melhor álbum do ano pela primeira edição do ano da Rolling Stone brasileira; e da goiana Black Drawing Chalks (GO), que em 2009 foi vencedora com a música “My Favorite Way” do Video Music Brasil na categoria Videoclipe do Ano.

Além dos shows, o evento também contará com o DJ Hey Hey (Fiend Club e Exorcize), que se apresenta dia 12 (4af) no Cinemathèque, do DJ Uno (Grito Rock), que toca no dia 13 (5af) no Odisséia. No dia 14, o Circo recebe as picapes do DJ Mario Moptop e a Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte. Haverá também exibição de vídeos do VJ Rafa Rolim, exposição de Poster Arte com o Coletivo Briza Arte, Eduardo Denne e Rafo Castro, além de uma feira cultural com sorteio de tatuagens, CDs, camisetas, buttons, DVDs, revistas, roupas e acessórios.

1 comentários:

Bleffe disse...

Participe da campanha "Música em troca de Fraldas", que visa ajudar às crianças desabrigadas pelas chuvas no RJ:

Música em troca de Fraldas



Dia 23/05 tem Show do #Riounido, que visa ajudar às crianças desabrigadas pelas chuvas no RJ:

#RioUnido

Postar um comentário