domingo, 27 de setembro de 2009

II Congresso Fora do Eixo e Festival Varadouro - AC

Foto: Renato Reis

Aconteceu de 22 a 27 de Setembro o II Congresso Fora do Eixo [www.foradoeixo.org.br] , e o V Festival Varadouro [www.festivalvaradouro.com.br], em Rio Branco no Acre. O Congresso reuniu representantes de 40 coletivos produtores de cultura de todo o território brasileiro no Amazônia Eventos. Visando traçar os rumos da rede socio-colaborativa para 2010 e ações que ainda acontecerão este ano, os representantes dos coletivos e uma série de consultures convidados discutiram durante os 5 dias de evento como se darão questões como adesão de novos coletivos, planejamento para 2010, circulação, sustentabilidade e distribuição dos produtos com a chancela Fora do Eixo.
Entre as dicussões de destaque, o Professor Shimbo da INCOOP - Incubadora de Cooperativas Populares
abordou o viés da Economia Solidária na rede e como tal pode influenciar nas ações dos coletivos e da rede em si. Ana Carla, consultora da ONU também colaborou com a rede, apresentando um paralelo entre a rede nacional e internacional.
Durante o Congresso aconteceram apresentações em pontos estratégicos da cidade, como o Horto Florestal, o Parque Capitão Ciríaco e a Praça do Mercado Velho. Em destaque, Pia Vila e Macaco Bong animaram as noites de quarta e quinta. A cidade de Rio Branco é verdadeiramente um poço de cultura e conhecimento, o que legitima um acontecimento importante como a realização do Festival.
O Festival Varadouro contou com apresentações emblemáticas como Devotos (PE), Caldo de Piaba (AC) e Mapinguari Blues (AC) na sexta. Já no sábado Cidadão Instigado (PE), Guizado (SP) e Los Porongas (AC) embalaram uma noite bastante agitada no Amazônia Rio. Hoje, o Festival fecha seus trabalhos com a apresentação dos candangos do Móveis Coloniais de Acajú.
O Brejo Festival esteve presente nos eventos e leva para Piracanjuba uma bagagem cheia de aprendizado, para fortalecer a rede Estadual [Fora do Eixo Goiás] e a cena local, com muita música e cultura alternativa.

0 comentários:

Postar um comentário